Esforça-te e tem bom ânimo

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Escrito por Cristina Moura
Quarta, 27 Fevereiro 2008 12:12

"Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la. 8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes." (Deuteronómio 31:7,8). Durante muito tempo Josué foi treinado por Moisés para tomar o seu lugar um dia. Lidou de perto com Moisés durante quase todo o tempo em que ele liderou Israel, foi o único que se aproximou do templo quando Moisés entrava para falar com Deus, enquanto o resto do povo se limitava a ficar nas suas tendas e esperar que Moisés contasse o resultado. Josué e Caleb tinham sido os únicos, de entre os 12 espias enviados por Moisés, que sabiam colocar as coisas em perspectiva: por mais numerosos que fossem os inimigos, por mais difíceis que as coisas parecessem, estando Deus com eles nada seria impossível.

Assim sendo, vemos por toda a história contada em Deuteronómio, que Josué não era estranho, nem a Deus, nem ao contexto de liderança de Moisés. Quantas vezes terão eles discutido opiniões e decisões, quantas vezes terá Moisés partilhado com ele as suas preocupações e sonhos? No entanto, quando Moisés o chamou para, à frente de todos lhe dizer que iria liderar o povo, qual não seria o sentido de incapacidade ou a insegurança de Josué, que logo Moisés declarou publicamente que Deus era com ele. Mais, que iria adiante dele! O que faria Deus ao ir um pouco mais à frente? Claramente, mostraria o caminho, mas será que não prepararia tudo também?

Alguns de nós decerto já nos vimos numa posição do genéro: uma tarefa ou responsabilidade avassaladora, um sentido de incapacidade imenso, ou até de incompetência. Dizerem-nos que Deus é connosco, às vezes não é suficiente. Voltemos a Josué: Quando Moisés morreu, Deus voltou a falar com ele:

"Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." (Josué 1:5 )

Josué devia estar mesmo a pensar: Ninguém me poderá resistir? E o facto de eu me achar fraquinho nesta área, não conta para nada? E todas as dúvidas que tenho na minha mente?

E Deus continua:

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9)

Josué percebeu: quando Deus nos dá uma tarefa ou responsabilidade, a nossa parte é esforçarmo-nos, buscarmos de Deus a forma de o fazermos e pormos em prática tudo o que Ele nos disser. A parte de Deus é garantir a vitória. Não tira logo um peso de cima? Não somos nós que temos que mostrar o que valemos, o que temos é que fazer o que Ele nos diz! É o próprio DEUS que nos faz ganhar! E isso fica claro para todos, até para o povo:

"Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e aonde quer que nos enviares iremos." (Josué 1:16)

E terminam com:

"Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo." (Josué 1:18)

Será que a mensagem de Deus para cada um de nós não será também esta?Se tens na tua mão algo que Deus te deu para atingires, tão somente esforça-te e tem bom ânimo, porque Ele irá adiante de ti para te garantir a vitória!

Actualizado em ( Segunda, 16 Novembro 2009 10:10 )

Coment⳩os  

 
0 #2 cosme almeida e silv 2013-10-20 18:06
: : vamos fazer a obra do senhor vamos nos esforça cada dia mais povo de Deus jesus estas voltando
Cita褯
 
 
+5 #1 2011-04-18 11:49
Mesmo quando tudo parece estar perdido ou até mesmo sem sentido, Deus vem e trás de volta aquilo que se foi. A esperança renasce em nosso coração e assim criamos forças para continuar!
Cita褯